Clubes da Premier League que foram fundados por igrejas
A maioria das equipas que jogam na primeira divisão inglesa, também conhecida como Premier League, tem origem cristã e uma origem religiosa. Quando o futebol começou, muitas igrejas no final do século XIX acharam o desporto interessante. A ideia era usar o futebol como um meio de interagir com os jovens e de divulgar ocasiões religiosas especiais.
Algumas outras igrejas viram isso como um meio de exercer e ajudar a comunidade, com as diferentes necessidades que enfrentavam. Mal sabiam estas igrejas que as pequenas equipas que criaram iriam tornar-se potências da primeira liga!
Dito isto, aqui estão 4 equipas da Premier League (Primeira Liga Inglesa) que já foram equipas da igreja.
Clubes da Premier League com origem em igrejas
-
Southampton F.C
Se está familiarizado com o estádio de Southampton, saberá que têm raízes católicas.Em 1885, o clube foi formado pela associação de jovens da St. Mary’s Church. O antigo nome do clube era St. Mary’s F.C. e o estádio St. Mary’s é o local de origem. São conhecidos popularmente como os santos de hoje, devido à sua origem cristã. Southampton é também um dos membros fundadores da Primeira Liga.O clube é agora propriedade de um empresário chinês, Gao Jisheng.
-
Everton F.C
Em 1879, a igreja de São Domingos teve uma reunião para decidir quedesporto jogariam durante a temporada de inverno. Fizeram isso porque já tinham uma equipa de cricket, mas queriam algo mais para fazer durante o inverno. Decidiram criar a equipa de futebol de São Domingos. Depois de algum progresso, a equipa foi batizada de Everton, e hoje continua a jogar na Primeira Liga.
O clube é propriedade de Farhad Moshiri, presidente de uma holding russa USM.
-
Aston Villa F.C
Membros do Villa Cross Wesleyan Chapel criaram o clube de futebol Aston Villa em 1874.O clube é um dos fundadores da Primeira Liga e da Liga de Futebol. Por mais improvável que possa parecer, eles também são um dos clubes de maior sucesso,em Inglaterra. Ganharam inclusive a Liga dos Campeões na temporada 1981-82. O clube é atualmente propriedade de Nassef Sawiris e Wes Eden’s.
-
Manchester City
St. Mark’s Church em Manchester, 1879, ajudou a reduzir o efeito do desemprego na área. Fizeram isso fornecendo materiais de ajuda e alimentos para as pessoas. A igreja acabou por criar a equipa de futebol de St. Mark para ajudar a melhorar o espírito comunitário.A equipa da igreja acabou tornando-se o Manchester City e atualmente é propriedade do City Football Group. O CFG é propriedade de Sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan, da família dirigente de Abu Dhabi.
oi boa noite
estou feliz em saber que no reino unido tem equipes de futebol fundados por evangélicos ; eu tentei fundar um clube com os garotos da assembleia de Deus igreja evangélica ne fui duramente criticados por outros pastores que fizeram queixa minha pro pastor presidente
aqui no brasil tem lugares em que jogadores de futebol cristões ou não ficam dispersos não aparecem ninguém pra ver os garotos jogar