Há estádios que se tornam lendários pelo desempenho das suas equipas e que chegam mesmo a ser temidos pelas equipas adversárias que visitam para jogar. O medo é provocado pelos próprios factos da história dos clubes e pelo número de partidas em que foram derrotados no relvado da sua própria “casa”. Os estádios parecem tornar-se quase amaldiçoados, ganhando uma reputação no mundo desportivo.
Em 2013, o portal de estatísticas desportivas – o FootballClubRankings – elaborou um top dos estádios de futebol mais temidos do mundo, que registam um menor número de perdas da equipa.
Para elaborar a lista, foi analisado os retrospectos dos donos da casa em todos os jogos, o ambiente feito pela torcida e as instalações. A lista não é exatamente um ranking analisando se é melhor ou maior, mas sim, onde estes clubes são praticamente impossíveis de serem derrotados.
Os 10 estádios de futebol mais temidos do mundo
1 – Arena de Turim (Juventus)
Com capacidade para 41507 pessoas, o estádio do Juventus F.C em Turim, Piemonte, Itália foi considerado de longe o mais temido na altura em que os cálculos foram feitos. Inaugurado em setembro de 2011, a equipa italiana tinha perdido apenas uma vez em casa quando o ranking foi publicado.
2 – Estádio do Dragão (FC Porto)
O Estádio do Dragão, casa do F.C. do Porto recebeu a segunda posição no ranking por, de acordo com o site em questão, não ter perdido nenhuma vez, durante a Liga Portuguesa, em partidas jogadas em casa nos dois anos que antecederam à publicação do ranking, ou seja, 2011 e 2012.
3 – Camp Nou (Barcelona)
Considerado um dos maiores do mundo, com capacidade para acolher mais de 90 mil pessoas, o estádio Camp Nou, do Barcelona, ocupou o terceiro lugar no top. Inaugurado em setembro de 1957, tem sido o palco de muitas vitórias do Barça, que superam de longe o número de derrotas.
4 – Turk Telekom Arena (Galatasaray)
Situado em Istambul, na Turquia, o Turk Telekom Arena Foi inaugurado em 15 de janeiro de 2011 e é a casa do clube de futebol Galatasaray Spor Kulübü. Com capacidade para 52 652 pessoas, foi considerado para a quarta posição do ranking.
5 – Stamford Bridge (Chelsea)
Localizado no centro da cidade de Londres, o Stamford Bridge serve como sede do Chelsea Football Club. Inaugurado em 1877, foi adquirido em 1896 pelos irmãos Gus e Joseph Mears. Foi jogando em casa que o Chelsea conseguiu fazer história para conquistar a taça da Liga dos Campeões em 2012.
6 – Donbass Arena (Shakhtar Donetsk)
O Donbass Arena situa-se na Ucrânia e serve como casa para o Futbolniy Klub Shakhtar. Ao longo da sua breve história, já recebeu alguns dos gigantes europeus do futebol para lhes dar uma prova da sua força e da equipa que acolhe.
7 – Signal Iduna Park (Borussia Dortmund)
Com capacidade para 81.359 espectadores, o estádio Signal Iduna Park é o maior da Alemanha. Com quase 100% de lotação em todos os jogos, o Borussia conquistou neste relvado o seu segundo título da Bundesliga.
8 – Etihad Stadium (Manchester City)
Na altura em que o ranking foi apresentado, o Manchester City tinha conseguido 25 vitórias nos 29 jogos realizados em casa, garantindo automaticamente o 8.º lugar o estádio Etihad. Localizado em Manchester, em Inglaterra, tem capacidade para acolher mais de 55 mil pessoas.
9 – Santiago Bernabéu (Real Madrid)
Localizado no lugar do antigo estádio do Real Madrid, o Estádio o Santiago Bernabéu foi projetado para acolher mais de 81 mil pessoas e para abrigar a equipa madrilena. Na altura em que os rankings foram apresentados, o Real Madrid tinha quebrado um recorde histórico de vitórias, mostrando a força do Bernabéu.
10 – Old Trafford (Manchester United)
O Old Trafford é um estádio de futebol, localizado no bairro Trafford, município de Grande Manchester, Inglaterra. É a sede do Manchester United, com capacidade para acolher mais 76.212 espectadores e merecendo assim o último lugar neste ranking.