Home / Notícias de Futebol /

Porque é que o futebol se está a tornar mais popular na América?

Porque é que o futebol se está a tornar mais popular na América?

by Gonçalo Sousa

Share this article

casas de apostas com bônus
     

O futebol é o desporto mais famoso do mundo, mas não é o mais reconhecido nos Estados Unidos. No entanto, recentemente, também aumentou em popularidade nos Estados Unidos, e poderá em breve ultrapassar o hóquei e o basquetebol em apelo.  

Os adeptos americanos têm agora o suficiente para aplaudir, graças a uma liga nacional em expansão, um grupo de jogadores de sucesso, equipas nacionais prósperas, acesso a jogos internacionais e muito mais. 

Jogadores de grande nome e muito dinheiro investido em estádios  

A selecção nacional feminina de futebol dos Estados Unidos gerou atletas inspiradoras dentro e fora do campo, com algumas, como a capitã de equipa Megan Rapinoe, a atrair um acompanhamento global de fãs jovens e velhos, o que ajuda a despertar o interesse pelo futebol, especialmente entre os jovens jogadores. 

Para além do futebol feminino, celebridades como Ricardo Kaká, Thierry Henry, e Steven Gerrard atravessaram o Atlântico seguindo Beckham. O número de americanos que vão aos jogos aumentou em resultado destas migrações, bem como um grande investimento em novos estádios. 

As crianças também parecem mostrar mais interesse em inscrever-se nos treinos de futebol na escola e passar mais tempo acompanhadas com bolas de futebol tamanho 4 e outras bolas de futebol para crianças de diferentes idades e sexos. O futebol está a tornar-se cada vez mais popular nos Estados Unidos, o que é bastante bom, não é? 

 

 

Aumento do interesse em jogos internacionais 

Os adeptos de futebol americanos podem creditar redes como a ESPN e a Fox Soccer por terem aumentado o seu acesso ao jogo europeu nos últimos anos. Os adeptos norte-americanos estão a ser fornecidos com a qualidade excepcional dos melhores talentos do mundo. 

A Premier League, Serie A, La Liga, Bundesliga Alemã, e Liga dos Campeões da UEFA são agora todos amplamente acessíveis aos americanos, e quanto mais assistem ao futebol, mais gostariam de assistir e até de jogar. Como resultado, haverá uma procura ainda maior de jogos adicionais a serem transmitidos pela televisão. Estamos obrigados a assistir a muitos jogos envolvendo diferentes tamanhos de bola de futebol masculino nos Estados Unidos e não poderia estar mais satisfeito com isso. 

Vitórias da equipa nacional feminina no Campeonato do Mundo 

Assim, quando os Estados Unidos ganharam o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, assustou o mundo do futebol. A grande vitória que aconteceu em frente aos ecrãs de televisão foi tão importante como a que teve lugar no campo. 

Mais de 25,4 milhões de americanas sintonizaram-se para ver a sua equipa vencer o Japão em 2016, tornando-o no jogo de futebol mais assistido da história americana. Para os marqueteiros, esta poderia ser a prova final de que “o belo jogo” ainda está a prosperar num dos seus outliers históricos. Em 2019, a equipa nacional americana de futebol feminino ganhou novamente o Campeonato do Mundo. 

Crescimento da população latina nos Estados Unidos 

A percentagem da população latina está a aumentar rapidamente; em 2019, havia 60,481 milhões de latinos no país, representando 18,4 por cento da população total. Durante 2008 e 2018, 12,6% da equipa nacional masculina era composta por jogadores latinos, o que indica que os hispânicos têm um impacto minúsculo mas significativo no futebol americano. 

Os imigrantes do México e do Brasil, em particular, tendem a trazer consigo a sua paixão pelo desporto e a transmiti-la aos seus filhos. À medida que mais destes potenciais americanos jogam e assistem ao futebol, a qualidade da equipa nacional melhorará inevitavelmente, enquanto a frequência dos jogos subirá. A melhoria de cada um destes factores ajudará ao desenvolvimento do desporto nos Estados Unidos. 

Embora o futebol seja ainda um desporto profissional bastante jovem nos Estados Unidos, o frenesim gerado durante os Campeonatos do Mundo é diferente de tudo o resto. No entanto, a noção de que tantos jovens participam neste desporto indica que ele se tornará uma parte significativa da cultura americana à medida que crescerem.

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *