Home / Marketing Desportivo /

Marketing desportivo versus marketing nos desportos – a diferença não está apenas na ordem das palavras

Marketing desportivo versus marketing nos desportos – a diferença não está apenas na ordem das palavras

by Gonçalo Sousa

Share this article

O marketing desportivo é uma ferramenta poderosa usada com sucesso para promover não apenas desportos, por exemplo equipas de futebol e hóquei, mas também atua em vários setores de negócios.

Quando se trata de temas desportivos, vale a pena distinguir entre marketing desportivo “puro” e marketing nos desportos. Essas são duas abordagens  e conjuntos de ferramentas completamente diferentes, cada um dos quais é bom em uma situação particular.

Os especialistas acreditam que o marketing desportivo é muito diferente do marketing nos desportos. No primeiro caso, trata-se de desporto puro; ou seja, equipes e atletas. No segundo, com o marketing comum no desporto, quando as ferramentas tradicionais nas áreas são relacionadas ao desporto.

O marketing desportivo tem várias tarefas muito específicas:

  • Impressione os fãs.
  • Aumente a lealdade a um clube desportivo ou atleta/jogador específico.
  • Incentive os jornalistas a escrever artigos emocionantes.
  • Incentive os fãs a serem como seus ídolos do desporto.

As redes sociais desempenham um grande papel no cumprimento dessas tarefas. Esta é uma ferramenta poderosa para chamar a atenção, e muitas vezes os profissionais utilizam todos os canais de mídia social.

As postagens são publicadas simultaneamente no Facebook, Instagram, Twitter e em muitas outras comunidades. E para um trabalho eficaz, os profissionais de marketing usam plataformas de postagem automática que permitem gerenciar todas as contas e publicar simultaneamente em diferentes redes sociais. Hoje, existem muitos desses serviços.

Um deles é o Postoplan, uma plataforma moderna e altamente funcional para automatizar postagens em redes sociais que permite criar e agendar postagens e promover conteúdos.

Essas tarefas permitem alcançar resultados que são importantes para o clube desportivo e seus patrocinadores:

  • O espectador começa não apenas a comemorar a vitória do time, mas também pode aguentar bastante em caso de derrota. O nível de empatia e lealdade aumenta. 
  • O clube desportivo consegue um “público-alvo”, ou seja, uma comunidade de fãs leais. 
  • O patrocinador tem a oportunidade de influenciar efetivamente a torcida de seu clube, o que significa o crescente número de consumidores potenciais do produto do patrocinador.
  • Vendo a popularidade crescente do clube desportivo, a mídia de boa vontade escreve artigos e posts sobre ele, que se tornam cada vez mais emocionantes.

Como resultado, um grande número de pessoas aprenderá sobre o clube desportivo, incluindo fãs e patrocinadores em potencial.

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *