Home / Clubes de Futebol /

A única biografia de José Alvalade, fundador do Sporting Clube de Portugal!

A única biografia de José Alvalade, fundador do Sporting Clube de Portugal!

by Gonçalo Sousa

Share this article

casas de apostas com bônus
     

Com o apoio do clube de sempre, a Contraponto publicou a muito esperada primeira biografia de José Alvalade, fundador do Sporting Clube de Portugal. Profusamente ilustrado e com documentos inéditos, a obra é da autoria do historiador Luís Augusto Costa Dias, com a colaboração de Paulo J. S. Barata e de Vasco Borges de Campos, e chama-se Um Rapaz Magro, Esguio, de Uma Calma Britânica – Biografia de José Alvalade.

Trata-se de um livro profusamente ilustrado com imagens e documentos da época – muitos deles inéditos do arquivo pessoal do Visconde de Alvalade, avô de José de Alvalade, e ao qual os autores tiveram acesso exclusivo –, e que transportam o leitor para a Lisboa de finais do século XIX/inícios do século XX, num tempo marcado por convulsões políticas e profundas transformações sociais.

Esta é a primeira biografia do fundador do Sporting alguma vez escrita e publicada, cuja vida era até hoje praticamente desconhecida. Dela havia apenas informação fragmentária, por vezes caricatural, algumas vezes imprecisa ou mesmo errada.

Esta biografia colmata essa lacuna e dá um retrato de conjunto da vida do principal fundador do Sporting Clube de Portugal. Por ela vamos conhecendo a sua família, a criança e o adolescente, o jovem adulto e o homem. Por ela perpassam a sua educação, os seus gostos e hobbies, o que escreveu e o que pensou, tudo integrado num retrato que se pretende completo.

Da investigação efetuada resultou uma biografia que é um retrato de corpo inteiro de José Alvalade e que nos permite acompanhar o seu percurso de vida, os seus amigos, as mulheres que amou, os lugares por onde passou ou que visitou, episódios fortuitos, e, claro está, os projetos a que meteu ombros, e dentre eles o maior: a criação e projeção de um dos maiores clubes portugueses, o Sporting Clube de Portugal.

 

 

Sobre os autores da biografia de José Alvalade

Luís Augusto Costa Dias é doutorado em História, especialidade de História da Cultura, pela Universidade de Coimbra (2012), e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Tem inúmeros trabalhos publicados nos últimos anos sobre a génese da cultura de massas em Portugal, entre os séculos XIX e XX.

Paulo J. S. Barata é mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares (2001) e tem inúmeros trabalhos publicados nas áreas da Biblioteconomia, da Arquivística e da História do Livro e das Bibliotecas, sobretudo dos séculos XIX e XX. Atualmente é arquivista e chefe de divisão de Informação e Arquivo na Secretaria-Geral da Presidência da República.

 

Vasco Borges de Campos é licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (2014), e mestrando em História Contemporânea no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Foi técnico do Centro de Documentação do Museu Sporting.

 

Ficha técnica do livro Um Rapaz Magro, Esguio, de Uma Calma Britânica – Biografia de José Alvalade

Género: Literatura/Biografias

Formato: 16 x 24 cm

Nº de páginas: 312

PVP: 18,80 €

ISBN: 9789896663391

Data de publicação: 7 de abril de 2022

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *