maiores estádios de futebol do mundo

Conheça os 20 Maiores Estádios de Futebol do Mundo

Quais são os maiores estádios de futebol do Mundo? Neste post tentamos encontrar uma resposta a esta pergunta e apresentar os 20 maiores estádios.

 

Qual o maior estádio do mundo? Esta é uma pergunta muito debatida entre os adeptos de futebol. Ainda que cada um tente glorificar o estádio que serve como casa para o seu clube, os números não mentem: através da capacidade que cada estádio tem para abrigar um número de pessoas é possível determinar a dimensão de cada um.

Por essa mesma razão, decidimos elaborar um artigo que considera os números mais recentes da capacidade das bancadas de cada estádio do mundo. Olhando para os números conseguimos encontrar o top 20 dos maiores estádios de futebol do mundo, que apresentamos nos próximos parágrafos, acompanhando cada fotografia com uma breve descrição da história do estádio.

Conheça os 20 Maiores Estádios de Futebol do Mundo

1 – Rungrado May Day Stadium – Pyongyang, Coreia do Norte

O maior estádio de futebol do mundo é de longe o Rungrado May Day. Inaugurado em 1989, atualmente capacidade para receber 150 000 espectadores (114 mil lugares sentados). Tratando-se de um estádio multiusos – com pista de atletismo, piscina coberta e campo de futebol – o estádio tem 8 andares, 10 elevadores e 80 saídas. Os principais eventos futebolísticos que aí têm lugar são jogados pela selecção nacional da Coreia do Norte. Fora isso, o espaço é encarado como um monumento arquitetónico ao comunismo e costuma ser o palco de execuções públicas de traidores ao governo.

2 – Bukit Jalil National Stadium – Bukit Jalil, Malásia

O Bukit Jalil National Stadium, localizado a sul da capital da Malásia, a cidade de Kuala Lumpur, é o segundo maior estádio do mundo com capacidade para sentar 110 mil pessoas. Uma vez mais, este trata-se de um estádio multiusos que anualmente acolhe outros eventos desportivos ou de entretenimento. O estádio foi oficialmente inaugurado em janeiro de 1998, em antecipação dos jogos Commonwealth que aconteceram nesse ano

3 – Camp Nou – Barcelona, Espanha

Em terceiro lugar encontra-se então o Camp Nou, casa da equipa de futebol espanhola F.C. Barcelona. O estádio tem capacidade para sentar 99 354 espectadores, sendo por isso o maior estádio de futebol da Europa e um dos mais notáveis do mundo. Tornou-se também um emblema da cultura catalã e da sua identidade. Além de partidas de futebol, Camp Nou tem acolhido  competições de alto nível, como o jogo de abertura do Mundial de 1982, a final dos Jogos Olímpicos de 1992 e a final da Liga dos Campeões de 1999.

4 – FNB Stadium/Soccer City – Joanesburgo, África do Sul

O FNB Stadium, também conhecido como Soccer City, ocupa o quarto lugar do ranking e não difícil perceber porquê, uma vez que se assume como o maior estádio do continente africano. Capaz de sentar 94 736 pessoas, o estádio foi construído em 1989 e ampliado em 2009 para o primeiro Campeonato do Mundo a decorrer em África: o Mundial de África do Sul de 2010.  Até à data, foi palco de oito jogos do Mundial de 2010, incluindo o jogo de abertura e a final entre Holanda e Espanha. A nível histórico este foi também um lugar importante da história do país: foi aqui que Nelson Mandela fez o seu primeiro discurso em Joanesburgo, após ter sido libertado da prisão.

5 – Rose Bowl Stadium – Califórnia, Estados Unidos da América

De África do Sul vamos até aos Estados Unidos. O Estádio Rose Bowl tem capacidade para 92.  542 pessoas e foi também palco de outras competições a nível olímpico e futebolístico, com destaque para os Jogos Olímpicos de 1932 e 1984 e para as finais do Mundial de Futebol de 1994 e do Mundial de Futebol Feminino de 1999. Anualmente, é ainda o palco do jogo de futebol americano universitário Rose Bowl, que tem sempre lugar no dia de Ano Novo.

6 – Wembley Stadium – Londres, Reino Unido

Inaugurado em 1923, o Wembley Stadium original foi demolido em 2003 para que fosse construído no seu lugar um novo Estádio de Wembley. Assim, surge em 2007 um impressionante estádio com capacidade para 90 mil pessoas, e que daí em diante passa a abrigar a seleção nacional inglesa de futebol e serve como palco para as finais da Taça de Inglaterra e dos playoffs da Liga de Futebol inglesa.

7 – Gelora Bung Karno Stadium – Jakarta, Indonésia

Em sexto lugar surge o Gelora Bung Karno Stadium, o estádio concluído em 1962 a tempo de receber os Jogos Asiáticos. Com capacidade para 88 306 pessoas, é utilizado sobretudo para jogos de futebol embora receba também outras modalidades desportivas e eventos culturais. Entre as partidas realizadas no seu relvado destacam-se os jogos da seleção nacional da Indonésia, as finais da Taça, os desafios da Tiger Cup e os jogos em casa da equipa de futebol Persija Jakarta.

8 – Estádio Azteca – Cidade do México, México

Segue-se então o Estádio Azteca, localizado na Cidade do México. O estádio, inaugurado em 1966 e renovado em 1985, tinha capacidade, no seu início, para sentar 115 mil espectadores. Durante alguns anos manteve-se como um dos maiores estádios do mundo. Todavia, por razões de segurança o número de assentos foi reduzido para 87 mil. Ainda assim, na categoria de estádios construídos com fins apenas futebolísticos, é considerado o maior estádio de futebol do mundo, daí ser conhecido como “o Colosso de Santa Úrsula”, pelo seu tamanho imponente.

9 – Borg el Arab Stadium – Alexandria, Egito

O Borg el Arab Stadium é o maior estádio de futebol do Egito e o segundo maior de África. O estádio foi projetado e construído pelo Corpo de Engenheiros das Forças Armadas Egípcias, em 2006. Com capacidade para 86 mil pessoas, fez parte das estruturas propostas pelo Egito quando se candidatou, sem sucesso, a anfitrião do Mundial de 2010. Atualmente, é a casa da seleção nacional de futebol egípcia e palco das finais da Taça Egípcia.

10 – Salt Lake Stadium – Calcutá, Índia

O nono lugar fica entregue ao Salt Lake Stadium, também conhecido como Yuva Bharati Krirangan. O estádio multiusos foi inaugurado em 1984 na cidade de Calcutá, na Índia, e tem capacidade para sentar 85 mil pessoas. Anualmente, é utilizado para inúmeros propósitos além do futebol, nomeadamente competições de atletismo. Além de acolher os jogos da selecção oficial da Índia, é anfitrião de quatro dos maiores clubes de futebol do país: Chirag United Sports Club, East Bengal Club, Mohun Bagan Athletic Club e Mohammedan Sporting Club.

 

11 – ANZ Stadium – Sydney, Austrália

O ANZ Stadium, mais conhecido como Stadium Austrália, foi o centro dos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Grande o suficiente para alojar no seu interior quatro Boeings 747, o estádio multiusos tinha uma capacidade inicial de 110 mil pessoas. Todavia, após os Jogos Olímpicos foram efetuadas obras de remodelação, que permitiram ao estádio ter dois modelos de configuração de jogo que podem ser trocados em função do tipo de desporto praticado. A capacidade do estádio foi ainda reduzida para 84 mil pessoas.

12 – Croke Park – Dublin, Irlanda

O estádio Croke Park, no centro de Berlim, é o quarto maior estádio da Europa e o maior estádio de desporto amador do mundo. Com 16 acres de dimensão, tem capacidade para sentar 82 300 pessoas. Acolhendo principalmente jogos de futebol, principalmente as finais de futebol do país, foi palco das cerimónias de abertura e encerramento durante os 2003 Special Olympics World Summer Games. O espaço é também muito apropriado para acolher eventos culturais, entre os quais concertos.

13 – Signal Iduna Park – Dortmund, Alemanha

Entretanto, a décima terceira posição do ranking é ocupada pela Signal Iduna Park (o antigo estádio Westfalenstadion). Localizado na cidade de Dortmund, na Alemanha, foi construído para abrigar um total de 81 360 pessoas. Além de ser a casa do clube de futebol Borussia Dortmund, o Signal Iduna Park tem acolhido também jogos para a taça da FIFA e algumas partidas amigáveis entre selecções nacionais. Entretanto, o jornal The Times distingui-o como o melhor estádio de futebol do mundo pela sua atmosfera única.

14 – Stade de France – Saint-Denis, França

O Stade de France, localizado a Norte de Paris, na cidade de Saint-Denis, assume a décima quarta posição no ranking. Tratando-se igualmente de um estádio multi-uso, foi construído entre os anos de 1993 e 1997, a tempo de ser inaugurado em 1998 para o Mundial França. No total, o estádio é capaz de acolher 79 960 pessoas. Além de ter acolhido partidas da UEFA e FIFA, o estádio serve como segunda casa para as equipas de rugby Stade Français e Racing 92.

15 – Santiago Bernabéu Stadium – Madrid, Espanha

O Real Madrid F.C. é o proprietário do Estádio Santiago Bernabéu, inaugurado em 1947, com capacidade para 85 454 espectadores. Localizado no lugar do antigo estádio do Real Madrid, o Estádio Charmatín, mudou de nome em 1955 passando a chamar-se “El Bernabéu”, em homenagem ao ex-presidente do clube Santiago Bernabéu Yeste. Entretanto, foi palco da final do Mundial de 1982 e de múltiplas finais da Liga dos Campeões da UEFA.

16 – Luzhniki Stadium – Moscovo, Rússia

O Estádio Lujniki – conhecido noutros tempos como Estádio Central Lenine – situa-se em Moscovo e, desde a sua inauguração em 1956, é capaz de acolher nas suas bancadas 84 745 mil adeptos. Durante anos, foi este o estádio a acolher as principais partidas da selecção de futebol da União Soviética. Mais tarde, após algumas obras, acolheu ainda os Jogos Olímpicos de Verão de 1980 – evento célebre por ter sido marcado pelo boicote dos Estados Unidos. Ao longo da sua história acolheu jogos de equipas como o PFC CSKA Moscovo, o Torpedo Moscovo e o Spartak Moscovo: porém, hoje é essencialmente casa da equipa nacional russa.

17 – Shah Alam Stadium – Shah Alam, Malásia

É na Malásia que se encontra o décimo sétimo maior estádio do mundo. O Estádio Shah Alam, localizado em Shah Alam, é utilizado sobretudo para partidas de futebol, mas também tem instalações para competições de atletismo. Com capacidade para acolher mais de 81 mil pessoas, o estádio serve como residência para a equipa Selangor FA. A construção começou em 1991, e o estádio foi inaugurado oficialmente em 1994.

18 – Estadio Monumental “U” – Lima, Peru

O Estádio Monumental “U” serve como casa ao Clube Universitário de Deportes, tendo capacidade para acolher 80 mil pessoas nas suas bancadas. Inaugurado a 2 de Julho de 2000, com a vitória de 2 a 0 do Universitario de Deportes e o Sporting Cristal, o estádio também costuma ser utilizado pela Seleção Peruana de Futebol. Tratando-se do segundo maior estádio da América Latina, tem sido palco de inúmeras competições.

19 – Stadio Giuseppe Meazza – Milão, Itália

O estádio Giuseppe Meazza, mais conhecido entre os adeptos como San Siro, situa-se na cidade de Milão, na Itália e é a casa de duas das maiores equipas dos dias de hoje: a A. C. Milan e o Inter Milan. Com capacidade para  80 018 pessoas, foi durante alguns anos o maior estádio do mundo até ter sido destronado. Ao longo da sua história, o estádio acolheu já inúmeras finais da FIFA.

20 – Guangdong Olympic Stadium – Guangzhou, China

Por fim, a encerrar a  nossa lista, falamos do Guangdong Olympic Centre Stadium, um pavilhão multi usos situado na cidade de Guangzhou, na China. Atualmente, o espaço é usado sobretudo para partidas de futebol. Inaugurado em 2001, conta com uma capacidade total de 80 012 pessoas, tornando-se assim o maior estádio da China no que toca a número de lugares sentados.

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *