irmãos

10 jogadores de futebol que são irmãos e você não sabia

Neste post decidimos apresentar 10 duplas de irmãos que conseguiram uma notável carreira no mundo do futebol. Confira a lista completa aqui.

Há quem acredite que o talento corre no sangue. Se é verdade ou não, não sabemos. O que sabemos, no entanto, é que os nomes que vamos apresentar ao longo deste artigo são a prova viva de que existe de facto muito talento dentro da família: talento tal que, em certos casos, irmãos podem até competir na mesma equipa de futebol.

Parece improvável que dois irmãos contem com o mesmo percurso profissional e consigam cargos em grandes equipas de futebol. Porém, o número de irmãos (isto para não falarmos de familiares!) que jogam lado a lado ou até mesmo um contra o outro é surpreendentemente mais alto do que esperávamos.

Para elaborar este post decidimos apresentar apenas 10 duplas de irmãos que conseguiram uma notável carreira no mundo do futebol.

10 jogadores de futebol que são irmãos e você não sabia

1 – Sócrates e Rai Oliveira

O jogador brasileiro Sócrates teve uma carreira que é considerada brilhante. Além do futebol, onde se distinguiu no meio campo, o antigo jogador terminou os seus estudos em medicina antes de se tornar jogador. Ainda que menos conhecido, Rai, o irmão de Sócrates, conta também com uma carreira no futebol tendo passado por clubes como o São Paulo FC e o Paris Saint-Germain.

2 – Frank e Ronald De Boer

Durante uma geração inteira, qual menção da selecção nacional da Holanda convoca imagens magníficas de grandes feitos realizados em campeonatos na década de 1990 e nos primeiros anos de 2000. E, olhando para tudo isso, não há provavelmente jogadores que mais se distingam do que os gémeos De Boer. A ligação dos irmãos manteve-se sempre ao longo da carreira de uma forma muito curiosa: jogaram no mesmo clube cinco vezes e enquanto Frank jogava mais com a perna esquerda, Ronald dava uso à direita.

3 – Gary and Phil Neville

 Os irmãos Neville – ex-futebolistas do clube Manchester United – merecem um lugar nesta lista. Ainda que Gary se tenha eclipsado nos últimos anos antes de se reformar, o sucesso do Manchester é-lhe frequentemente atribuído durante o período em que esteve às mãos de Sir Alex Ferguson. Entretanto, Phil Neville – que jogou no Manchester e no Everton – é também recordado pela sua versatilidade em campo ainda que não lhe seja atribuído o devido crédito.

4 – Gabriel e Diego Milito

A dulpa de irmãos argentinos jogaram em equipas rivais na sua juventude e presumivelmente passaram os anos académicos a competir posições de ataque e defesa. Gabriel Milito era conhecido pela sua inteligência em campo, jogando em posições de defesa central, enquanto a carreira de Diego o viu a marcar alguns golos memoráveis em Itália e Espanha, onde jogou em equipas como o Indepediente e o Barcelona.

5 – Ronald e Erwin Koeman

Uma outra dupla de irmãos que partiu pelo mundo à conquista de sucesso. O irmão  mais novo, Ronald, construiu para si uma carreira incrível, tendo passado pelo Barcelona e merecido a atenção do mundo em campeonatos internacionais, jogando pelos Países Baixos. Como treinador, passou pelo Benfica entre 2005 e 2006. Já o seu irmãos vais velho, Erwin Koeman, não conseguiu uma carreira como a do irmão, ainda que seja digna de nota: participou em 31 jogos da selecção nacional. Atualmente, os dois irmãos trabalham no Everton: Ronald como treinador e Erwin como assistente técnico.

6 – Rafael e Fábio da Silva

irmãos

Os gémeos brasileiros Rafael e Fábio da Silva nasceram em 1990. Mesmo tendo apenas 26 anos, os irmãos já deram que falar pelo mundo fora. Enquanto Fábio faz parte do Middlesbrough, em Inglaterra, Rafael joga na equipa de Lyon, em França. Ainda assim, a carreira dos dois irmãos iniciou-se no mesmo clube, ao qual estarão sempre ligados: o Fluminense.

7  – Lars e Sven Bender

Os alemães Lars e Sven Bender são um dos raros casos de sucesso que nos deixa boquiabertos. Os gémeos idênticos jogam na mesma posição – médio defensivo – ainda que atualmente façam parte de equipas diferentes. Enquanto Lars faz parte do Bayer Leverkusen, Sven joga pela Borussia Dortmund.

8 – Rafael e Thiago Alcantara

Neste caso o talento parece mesmo correr nas veias! Os filhos de Mazinho – jogador que integrou a selecção brasileira na Taça Mundo de 1994 – seguiram as pisadas do pai e encontraram o seu lugar no mundo do futebol. Atualmente, jogam para duas equipas diferentes mas estão a construir uma carreira para si mesmos. Thiago Alcantara encontra-se a jogar pelo Bayern de Munique enquanto o seu irmão Rafael veste a camisola do Barcelona.

9 – Rod & Ray & Danny Wallace

E, por fim, chegamos a irmãos que não são duplas, mas sim triplas. Os irmãos Wallace são três e os três fazem parte do mundo do futebol (o que por si só constitui uma vantagem númerica para fazerem parte desta lista). Ainda que já estejam reformados, os irmãos passaram por grandes equipas ao longo das suas carreiras: Rod terminou a carreira no Gilligham, Ray distingiu-se no Witton Albion e e Danny chegou a passar pelo Manchester. Os três começaram no Southampton.

10 – Luisão, Andrei e Alex Silva

E passamos então para a tripla constituída por Luisão, jogador do Benfica e Andrei e Alex Silva. Enquanto Luisão é já bem conhecido pelos benfiquistas, integrando a equipa desde 2003, os seus irmãos mais novos têm construído uma carreira de sucesso no Brasil. Alex Silva joga atualmente pela equipa boliviana Jorge Wilstermann.

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *