clubes de futebol mais antigos

Os 10 clubes de futebol mais antigos do mundo

A história do futebol é feita pelos seus clubes. Neste post apontamos os 10 clubes de futebol mais antigos do mundo. Confira a lista abaixo.

Ao contrário do que se sucede com outras modalidades desportivas, os primeiros clubes de futebol nasceram sem grandes pretensões, já que este era um desporto ainda pouco vulgarizado ou praticado. Mesmo que ao longo das década se tenha vindo a tornar na prática desportiva mais popular de todo o mundo, nem sempre foi assim.

Procurando traçar uma cronologia à criação de clubes de futebol, percebemos que este foi um fenómeno que se começou a assistir a partir do final da década de 1850. É assim que, em Inglaterra, e mais tarde no País de Gales, começam a surgir alguns clubes de futebol que inauguram o futebol moderno.

A Football Association, fundada em Inglaterra em 1863, fez o primeiro esforço para tentar consolidar a prática desportiva, criando regras que ainda hoje se mantêm. Ao longo dos próximos parágrafos damos então uma lição de história, relembrando alguns dos clubes mais antigos do mundo, desde aquele que foi primeiro registado como tal a clubes que provavelmente não sabe que existiam.

Os 10 clubes de futebol mais antigos do mundo

1 – Sheffield Football Club

O Sheffield Football Club está registado na Federação Internacional de Futebol (FIFA) como o mais antigo de todos. A sua fundação remonta a 24 de outubro de 1857, em Sheffield, Inglaterra, e nasceu das ideias de dois amigos – William Prest e Nathaniel Creswick. Mesmo que na altura fossem os dois praticantes de críquete, os dois amigos tinham um objectivo concreto: encontrar uma modalidade desportiva que pudessem praticar durante o inverno. Assim, após debaterem ideias, decidiram que o melhor seria praticar futebol. Atualmente, o Sheffield F.C. posiciona-se nas divisões mais baixas do futebol inglês. Os seus jogos acontecem no Stadium of Bright.

2 – Hallam Football Club

O Hallam F.C. faz hoje em dia parte da divisão da liga inglesa Northern Counties East League Division. Fundado originalmente como um clube de críquete em em 1804, estabeleceu-se oficialmente como clube de futebol após 1860, o que faz do clube o segundo mais antigo da história do futebol. Na altura da sua fundação, o clube competiu naquele que é recordado como o primeiro torneio de futebol, em 1867, tendo derrotado rivais como o Sheffield. Até à data, o Hallham F.C. joga em casa, no estádio de Sandygate, aquele que tem sido acreditado o estádio de futebol mais antigo do mundo.

3 – Cray Wanderes Football Club

O clube Cray Wanderers é o primeiro a surgir no Sul de Inglaterra, fundado em 1860. Analisando a história do clube, percebemos que teve um bom início, chegando mesmo a vencer a Liga de Kent em 1901-02, mas que a fase de glória do clube sofreu uma queda nas décadas que se seguiram. A partir de 1950, a equipa começa a aquecer e a mostrar sinais de recuperação, voltando a conquistar o seu estatuto ao arrecadar dois títulos da Liga de Londres e alcançando a posição de vice-campeão por duas vezes. A equipa joga na Northern Premier League.

4 – Worksop Town Footbal Club

O clube Worksop Town F.C. assume-se como um grupo desportivo semi-profissional, situado no nordeste de Nottinghamshire. Fundado em 1861, é atualmente o quarto clube mais velho de futebol do mundo, embora inúmeros registos mostram que o futebol só está a ser jogado na cidade desde 1873. Atualmente, Worksop faz parte da Premier League do Norte, na 7.ª fileira do sistema da liga de futebol inglesa, nunca tendo conseguido escalar para a fileira superior. Entretanto, em mais de 153 anos de história, o clube só conseguiu alcançar uma das 64 posições da Taça de Inglaterra.

5 – Notts County Football Club

O clube Notts County, fundado em 1862, é uma das mais antiga equipas profissionais do mundo do futebol. Em 1888, foram um dos 12 membros fundadores da Liga de Futebol Inglesa, e têm sido desde então uma peça crucial das dinâmicas da liga. Em 1891, o Notts County chegou à final da Taça de Inglaterra, tendo vencido o campeonato em 1894. Entre as épocas de 1888-89 e 2013-14, a equipa manteve-se sempre no ativo, tendo participado em mais de 4700 partidas, mais do que qualquer outro clube Inglês.

6 – Stoke City Football Club

O Stoke City Football Club é o único clube desta lista a figurar na Premier League. O clube Stoke City F.C. foi fundado em 1863 com o nome de Stoke Ramblers F.C. Hoje, assumem-se na realidade futebolística como o segundo clube profissional mais velho do mundo. Ao longo das décadas que se seguiram à sua fundação, o Stoke alcançou alguns títulos dignos de nota, tendo vencido a Taça de Inglaterra na época de 1971-72.

7 – Bradford Park Avenue A.F.C.

Antes de mais, não confunda o Bradford Park Avenue A.F.C. com o mais bem sucedido Bradford City A.F.C. O Bradford Park Avenue A.F.C. foi fundado em 1863 e durante mais de 60 anos mateve-se como membro da Liga de Futebol em Inglaterra. Anteriormente conhecido como Bradford, o clube passou por algumas reformas durante a década de 1970, e estabeleceu-se como uma nova entidade novamente em 1988. Atualmente, jogam na Northern Premier League.

8 – Brigg Town F.C. (1864)

Este pequeno clube de Brigg, no Norte de Licolnshire, foi fundado em 1864, e hoje é identificado como o mais antigo clube de futebol sobrevivente da cidade. Considerando as equipas que não integram a liga, é o 4.º clube de futebol mais antigo  do mundo, atrás de Sheffield, Cray Wanderers e Hallham. O BTFC está a jogar atualmente na Northern Premier League.

9 – Nottingham Forest F.C. (1865)

É na cidade de West Bridgford que nasce o Nottingham Forest F.C. em 1865, alcançando o estatuto de clube de futebol profissional em 1888. Entre as vitórias dignas de nota da equipa, destacamos a vítoria, em 1891-92, da The Football Alliance e a Taça de Inglaterra em 1891-92. Hoje, a equipa está a competir no Campeonato da Liga de Futebol e é de longe o clube mais consistentemente bem sucedido dos últimos 150 anos do campeonato inglês.

10 – Wrexham F.C. (1864)

O Wrexham F.C. é o terceiro clube profissional mais antigo do futebol mundial, fundado em 1864. Com sede em Wrexham, no País de Gales, o clube detém hoje um recorde difícil de quebrar: venceram a Taça do País de Gales 23 vezes, mais do que qualquer outro clube do campeonato. Entre as suas vitórias mais notáveis na história do futebol incluem-se bater o Arsenal, na terceira jornada da Taça de Inglaterra em 1992 e uma vitória por 1-0 sobre o F.C. Porto na Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1983–84.  Hoje, a Wrexham compete na Conference Premier. As partidas do clube são jogadas no Racecourse Ground, o mais antigo estádio internacional do mundo.

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *